quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sempre feliz





Não, não falo de mim. Se bem que não me considero uma pessoa triste. Mas não é sem um sorriso de canto de boca que eu vejo essa expressão a frente dos nomes dos usuários de msn e orkut da vida. "Fulano de tal sempre feliz..." Não que eu duvide que as pessoas sejam felizes, nem quero negar-lhes o direito de propagar isto, mas no fundo, no fundo, eu creio que quem é feliz não fica por aí dizendo isso aos quatro ventos.

A felicidade, quando a encontramos, guardamos-a sob sete chaves. É aquele tesouro que partilhamos só com quem nos é realmente interessante. E como um tesouro, não espalhamos por aí em outdors que a temos. Ninguém põe uma placa em frente a própria casa dizendo o que tem ali de bom. A felicidade é uma coisa íntima, é para os de casa, para os amigos... é aquele prato delicioso que partilhamos com os nossos. Não há de ser banalizada, estampada por aí, principalmente porque é muito rara.

Não ouso aqui fazer uma distinção entre a felicidade e a verdadeira felicidade. Felicidade é uma só. E sempre é verdadeira, ou não é felicidade. Tal distinção não é necessária.

Mas ai das pessoas tristes, que precisam aparentar que são felizes e trazem na face um sempre alegre sorriso. Falso, mas alegre. Pessoas cujos olhos opacos deixam transparecer um pesar, uma angústia. Estão aprisionadas em uma prisão da qual é lhes impossível fugir, posto que é interna. Elas não estão na prisão! Pior! A prisão está nelas.

E quando a adicionamos em nosso msn, não podemos deixar de sorrir, amargamente, ao ver lá um "Fulano de tal, sempre feliz".


7 comentários:

Fabrício Andrade disse...

Laurindo, acabei de ler o 'post'. Cara, seus textos são muito bons. Você nem precisa que eles passem pelo meu crivo, aliás de ninguém. Espero que, a partir de agora, eu possa ler mais as suas impressões e idéias sobre a vida.

Laurindo Fernandes disse...

Valeu, Fabrício. Obrigado pela visita e volte sempre. Abraços.

Thonny Hawany disse...

Antes de comentar o texto, quero parabenizá-lo pela iniciativa de criar este blog. Este é o primeiro passo para o sucesso: quem lê e escreve está mais próximo do sucesso. Seja bem-vindo ao mundo mágico dos que leem e escrevem. O simples fato de ler e de escrever constitui em si a maior contribuição que um homem pode dar a si e aos seus pares coletivos. Em relação ao texto, não sou a melhor pessoa para falar de felicidade. Tenho tudo para ser feliz e creio que o seja na medida do possível. Se não SOU ou ESTOU, faço-me feliz, pois sou dos que acreditam nas ações positivas para viver e ser feliz. Alguns são felizes e guardam para si, outros são e o mostram que são. Mas sei que há os que não são e mostram que são. Isso é o que se pode chamar de atitude falsa. Ser falso a si é se enganar duas vezes, primeiro por acreditar que pode, segundo por acreditar que consegue. Entre poder e conseguir há uma distância enorme. O bom é ser feliz de verdade - mostrando ou não. Isso é o que menos importa. O importante é o ESTAR FELIZ e, acima de tudo, o SER FELIZ. Parabéns pelo texto.

William R Grilli Gama disse...

Laurindo, em primeiro lugar parabéns pela iniciativa do blog. Na verdade até que demorou, né?

O texto é muito bom e me identifico bastante com ela porque também estranho bastante a "necessidade" que algumas pessoas demonstram ter de se dizerem felizes e radiantes por uma frase de msn quando, no mais das vezes, acabam sendo o palhaço que pinta o rosto para se mostrar alegre ao rei no mesmo dia em que é falecido seu pai.

Tomara que esteja errado e que essas pessoas são tão felizes que a felicidade precisa ser contada...

Parabéns pela reflexão.

Daniele Fernandes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daniele Fernandes disse...

Elee é meu Orgulho,
Tiiu você escreve muito ee eu adorei tudo, é perfeitoo!

Laurindo Fernandes disse...

Seja bem vinda e volte sempre. Já adicionei seu blog aos que eu sigo. Abraços.